Conceitos da
Multiplicação
Podemos ensinar a multiplicação de forma divertida, através
de atividades prazerosas e que instigam a nossa imaginação, como as que estão
postadas abaixo. Venha participar e realizar os desafios, tenho certeza que
você irá adorar e aprender muito! Afinal, a multiplicação é algo que
utilizaremos muito durante a nossa vida!
A
adição de parcelas iguais
Uma
criança que ainda não sabe multiplicar pode, perfeitamente, resolver este
problema:
·
Uma
caixa de lápis de cor contém 6 lápis. Quantos lápis há em 3 caixas iguais a
essa?
Como
uma criança resolverá o problema, se não sabe efetuar 3 x 6? Simplesmente
efetuando 6 + 6 + 6 = 18, ou seja, adicionado parcelas iguais.
Situações como essa que descrevemos explicam por que, atualmente, a maioria das
professoras começa a ensinar a multiplicação de parcelas iguais. Elas explicam
ás crianças que 3 x 6 significa 6 + 6 + 6, que 2
x 5 significa 5 + 5, e assim por diante.
Complete,
sem dar espaços, a sentença:
A
expressão 4 x a corresponde à adição
|
A
multiplicação pode ser considerada como uma maneira abreviada de indicar a
adição de parcelas iguais. Essa ideia de adição de parcelas iguais aparece em
várias situações, como, por exemplo, a organização retangular.
A
organização retangular
Considere estes problemas:
- Márcio, o marceneiro, fez um armário cheio de
gavetas. Veja:
Quantas são as gavetas?
- Jurandir já assentou a primeira fileira e a
primeira coluna de azulejos na parede da cozinha. Veja:
Quantos azulejos serão gastos para revestir a parede toda?
Você
pode resolver o primeiro problema contando as gavetas uma a uma, mas há de
concordar que é um pouco trabalhoso. E, usando a contagem, o segundo problema
fica mais difícil, pois não vemos todos os azulejos.
Os dois problemas podem, no entanto, ser resolvidos com o uso da multiplicação.
No
problema do gaveteiro, você pode ver que cada fileira de gavetas contém 10
gavetas e que todas as fileiras têm a mesma quantidade de gavetas:
Como há 7 fileiras de gavetas, o total é:
A
resolução que acabamos de ver mostra que a multiplicação nos permite encontrar
o total de objetos organizados numa disposição retangular, como é o caso das
gavetas.
Usando
o mesmo raciocínio, resolve-se o problema dos azulejos:
Cada fileira tem 22 azulejos; são 12 fileiras; total de azuleijos: 12 x 22 =
264
Observando
estes dois exemplos, verificamos que a organização retangular equivale á idéia
de repetição de parcelas iguais.
Observe
a formação de soldados. Como saber o total de soldados, sem contar um por um?
|
Já
observamos que é comum as crianças conhecerem a multiplicação a partir da
adição de parcelas iguais. Mas, mais tarde, elas devem também relacionar a
multiplicação diretamente com os arranjos retangulares.
Os
arranjos retangulares são importantes, primeiro porque são muito comuns no dia
a dia. Aparecem:
Em
segundo lugar, eles facilitam a percepção de certas propriedades da
multiplicação. Vamos ver um exemplo.
Nesta
figura, pode-se encontrar o total de quadradinhos fazendo 3 x 6 = 18, pois temos 6 fileiras de 6.
Mas
também é correto encontrar o total fazendo 6 x 3 = 18, pois há 6 colunas de 3.
Conclusão:
a ordem dos fatores não altera o produto, pois tanto 3 x 6 como 6 x 3 resultam
em 18. Esse fato é conhecido como propriedade comutativa da
multiplicação. Comutar significa trocar; no caso, troca-se a ordem dos fatores.
Há
ainda outra razão importante que justifica a ênfase nos problemas que envolvem
a organização retangular: eles facilitarão, posteriormente, o cálculo de áreas.
Quadradinho
unitário 

A área
do quadrado de lado 4 é igual a 4 x 4, pois no seu interior cabem 4 x 4
quadradinhos unitários.
A área
do retângulo de lados 3 e 5 é igual a 3 x 5 (ou 5 x 3), pois este é o número de
quadradinhos unitários que cabem em seu interior.
A área
desta figura é igual a 31 porque cabem 31 quadradinhos unitários no seu interior.
Para
trabalhar a multiplicação utilizando a idéia de organização retangular podemos
utilizar papel quadriculado, escrevendo de várias maneiras diferentes o número
de quadradinhos de cada figura.
3
+ 3 + 3 + 3 ou 4 x 3
ou 4 + 4 + 4 ou 3 x 4 ou ...
ou 4 + 4 + 4 ou 3 x 4 ou ...
2 + 2 + 2 + 2 + 2 ou 5 x 2
3 + 3 + 3 + 6 + 6
ou 3 x 3 + 2 x 6
ou 2 + 2 + 2 + 5 + 5 + 5
ou 3 x 2 + 3 x 5 ou ...
ou 2 + 2 + 2 + 5 + 5 + 5
ou 3 x 2 + 3 x 5 ou ...
Um
professor estava exercitando o cálculo mental de seus alunos, e perguntou
qual era o resultado de 12 x 3. Alguns alunos tiveram muita dificuldade para
encontrar o resultado, enquanto outros, não. Como você faria para calcular
rapidamente 12 x 3?
|
A
variedade de situações relacionadas com a multiplicação
Vimos
até aqui duas situações básicas em que a multiplicação é empregada:
·
para
substituir uma adição de parcelas iguais;
·
para
obter o total de possibilidades no raciocínio combinatório.
No
entanto, essas situações não esgotam as diversas maneiras de se explorar o uso
da multiplicação. Essa operação aparece em outras situações que, embora
relacionadas com as já vistas, podem parecer novas para os alunos. Vamos ver
alguns exemplos:
·
Às
vezes a multiplicação está "escondida". Ao ler o número 460, dizemos quatrocentos
e sessenta. Você percebeu a multiplicação que está ai?
Quatrocentos significa quatro vezes o cem; sessenta
corresponde a seis grupos de dez, isto é, seis vezes o dez. A multiplicação
está presente na nossa maneira de escrever e de ler os números, embora nem
sempre nós lembremos disso. É o princípio multiplicativo da numeração
indo-arábica, que vimos no módulo 1, lembra-se?
·
"Na
auto-estrada BR-pi há um posto de pedágio a cada 40 quilômetros . Um
motorista sai de Triângulo Citi, localizada logo após um pedágio, em direção a
Hexagolândia, também localizada logo após um outro pedágio. Neste percurso, o
automóvel passou por 5 postos de pedágio. Qual é a distância entre as duas
cidades?"
O
problema é bastante simples. Uma adição de parcelas iguais conduz á
multiplicação:
40 + 40 + 40 + 40 + 40 = 5 x 40
Bem,
até aqui nada de novo. Entretanto, neste problema podemos explorar o aspecto
aditivo da multiplicação, trabalhando sobre a reta numérica. Sabemos bem como
esta idéia é importante na matemática.
·
"Quantas
caixas de refrigerante o caminhão carrega?"
Para
encontrar a resposta a este problema, devemos perceber que as caixas estão
organizadas em 4 camadas, sendo que, em cada camada, há 6 x 5 caixas.
Portanto,
o número de caixas é igual a 4 x 6 x 5 = 120.
Problemas
deste tipo facilitarão, posteriormente, o cálculo de volumes. Para
compreender que 1 m³
é igual a 1000 litros
é necessário o mesmo raciocínio usado para calcular o número de caixas
transportadas pelo caminhão.
Repare
ainda que este problema usa a ideia da organização retangular de maneira
ampliada.
Em
uma mesa retangular sentam-se 6 pessoas.
Se 20
destas mesas forem encostadas umas nas outras, como mostra o desenho, quantas
pessoas poderão sentar-se?
Poderão sentar-se pessoas. |
Os
exemplos aqui apresentados mostram que há diferentes situações envolvendo a
multiplicação. Para nós que já estamos acostumados com esta operação, ás vezes
é difícil perceber as diferenças entre elas. Entretanto, para o aluno, estas
diferenças constituem, muitas vezes, dificuldades a serem superadas. Para esta
superação, a atuação do professor é fundamental.
Além
de identificar e respeitar estas dificuldades do aluno, precisamos compreender
que esta enorme variedade de situações relacionadas com a multiplicação
constitui-se uma riqueza que não pode ser desprezada no processo de
ensino-aprendizagem da matemática. Por isso é fundamental, no trabalho com a
multiplicação, explorar todas elas.
Quando
multiplicar nas expressões numéricas
Veja
este problema:
·
No
supermercado, comprei uma escova de dentes por 2 reais (R$ 2,0) e 3 sabonetes,
cada um custando 80 centavos (R$ 0,80). Quanto gastei?
Que
problema facíl, não é? A resolução pode ser indicada por esta expressão
numérica:
2,0
+ 3 x 0,80.
Com
isso indicamos que se deve somar 2,0 com o resultado de 3 x 0,80, que é 4,40.
Isto é, deve-se fazer 2,0 + 2,40 = 4,40.
Mas,
atenção! Será que alguém, lendo a expressão
2,0 + 3 x 0,80
não poderia, primeiro, somar 2,0 com 3 e multiplicar o resultado por 0,80? Nesse caso, teríamos 5,0 x 0,80 = 4,0. Isso não corresponde ao que gastei no supermercado.
Pois
é, colega, ao escrever expressões em que aparecem multiplicações e adições ou
subtrações pode haver mais de uma interpretação. Para evitar dúvidas sobre qual
operação é feita primeiro, os matemáticos combinaram que a multiplicação sempre
deve ser feita antes da adição e da subtração. Isto é o que se chama uma
"convenção": fica combinado que ...
Respeitando
esta convenção, 2,0 + 3 x 0,80 tem como resultado o número 4,4.
Se
quisermos que uma adição ou subtração seja efetuada antes da multiplicação,
temos que usar parênteses. Assim, (2,0 + 3) x 0,80 tem como resultado,
4,0.
Essas
regras convencionadas são usadas em todo o mundo há bastante tempo. Com elas
sabemos qual operação fazer primeiro em expressões matemáticas.
Dê
o resultado de
a) 4 + 3 x 5 = b) (4 + 3) x 5 = |
Exercícios
1. Considere a expressão 7 x p.
Agora, diga quais das expressões seguintes são iguais a 7 x p, explicando sua
resposta:
a) p + p + p + p + p + p + p
b) p x p x p x p x p x p x p
c) 3 x p + 4 x p
Se tiver mais de uma opção
correta, coloque-as separadas por - sem deixar
espaço entre elas.
Expressão(ões) que equivale(m) a 7 x p:
Expressão(ões) que equivale(m) a 7 x p:
2. Quantos
segundos há em um dia?
Em um dia há segundos.
Quantos
ladrilhos foram gastos para ladrilhar a sala representada no desenho?
4.
Perceba que há várias maneiras
diferentes de escrever 24 como produto de dois fatores. Escreva 36 como produto
de dois fatores de três maneiras diferentes.
Primeira maneira:
Segunda maneira:
Terceira maneira:
5. Wilson vestia-se para ir a uma festa. Separou as melhores
roupas: duas calças (uma branca e outra preta) e três camisetas (uma estampada,
uma branca e uma preta). E ai ficou em dúvida, sem saber com que roupa ir à
festa. Antes de decidir, imaginou todas as possibilidades.
a) Faça, no papel, uma tabela com todas essas possibilidades.
b) Diga quantas são as possibilidades. possibilidades.
Uma dica interessante para vocês:
A tabuada dos nove e
os dedos das mãos
Há
um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos.
Coloque as mãos abertas sobre a mesa.
Vamos
obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a
direita.
Veja
que, á esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, á sua direita, 7 dedos.
Eis
o resultado: 3 x 9 = 27!
Veja
como se obtém 6 x 9:
Não
é curioso? Experimente obter as outras multiplicações da tabuada do nove.
Espero que vocês tenham gostado! Postem nos comentários! Um Bom Dia!
Na disposição retangular, porque tem livro do fundamental I que demonstra a fileira na vertical, ao invés de já ensinar, ao invés de já ensinar coluna na vertical e fileira Oi linha na horizontal? Questionei um exercício no livro de minha filha na editora, eles disseram que p autor pode usar desta forma
ResponderExcluirNa disposição retangular, porque tem livro do fundamental I que demonstra a fileira na vertical, ao invés de já ensinar, ao invés de já ensinar coluna na vertical e fileira Oi linha na horizontal? Questionei um exercício no livro de minha filha na editora, eles disseram que p autor pode usar desta forma
ResponderExcluirNOSSA AMEI ESSA DA TABUADA DO NOVE. VOU ENSINAR MEUS ALUNOS...SHOW
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