Continuando a falar sobre Adição...
A técnica do "vai um" consiste em somar da direita para a esquerda, ou seja, primeiro as unidades, depois as dezenas, depois as centenas, e assim por diante...
Exemplo:
Exemplo:
1
347
+835
1182
Na técnica do "vai um", quando falamos isso, na verdade falamos que vai uma dezena pois 7+5= 12, ou seja, 10+2. o mesmo ocorre com a soma das dezenas, das centenas, e assim por diante. E para entender essa técnica, deve ser compreendido o sistema de numeração decimal, ou seja:
que 10 unidades corresponde a 1 dezena,
que 10 dezenas correspondem a 1 centena,
que 10 centenas correspondem a 1 milhar
etc...
Essa técnica também se baseia no valor posicional, ou seja, que cada unidade, dezena e centena deve estar posicionados de modo correto como o no exemplo a seguir:
265
+167
432
Unidade debaixo de unidade, dezena debaixo de dezena e centena debaixo de centena.
Para realizar um cálculo mental, essa técnica pode acabar atrapalhando, se for utilizada, pois, nesse caso, o cálculo é realizado da esquerda para a direita, ou seja, primeiro as centenas, depois as dezenas e por último as unidades. Esse conceito é muito utilizado pelos comerciantes, balconistas, pessoas no geral que em seu dia a dia não tem a sua disposição uma calculadora quando precisam realizar cálculos aditivos.
Dentro do conceito de cálculo mental existe muitas técnicas que auxiliam as pessoas, cada uma se utiliza da que, para ela é mais fácil. São elas:
- somando os iguais: 7+8= 7+7+1= 14+1=15
- apoiando-se no 10: 7+8= 7+3+5= 10+5=15
- relacionando uma parcela com um número redondo: 23+39= 23+40-1= 63-1= 62
- decompondo uma das parcelas e associando convenientemente: 123+36= 123+30+6= 153+6=159
- decompondo as duas parcelas e associando convenientemente: 25+37= 20+5+30+7=50+5+7= 50+12=62
Trabalhar com cálculo mental é importante para que as pessoas não se prendam a apenas um processo, fazendo com que as pessoas aprendam a desenvolver sua própria técnica. Também estimula
a compreensão do sistema de numeração decimal, pois, por exemplo, quem consegue decompor mentalmente o número 123 em 100 +
20 + 3, mostra que compreende o princípio aditivo e o valor posicional do nosso
sistema de numeração e, com isso, estimular o raciocínio, pois, quando a pessoa se utiliza de um procedimento, ela descobre que há outro melhor.
Quando as
crianças são estimuladas a efetuar o cálculo mental, elas demonstram, em geral,
mais segurança ao enfrentar situações-problema: mostram-se mais autônomas e com
uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução de um
problema. Por fim, parecem compreender com mais facilidade as técnicas usuais
de cálculo, como a do "vai um", por exemplo.
Quando consegue-se aplicar o cálculo mental facilita muito o cálculo escrito pois pode-se aplicar algumas técnicas nele, por exemplo:
349
+487
16
+120
700
836
Soma-se as unidades, depois as dezenas e depois as centenas.
O único problema de se trabalhar outras técnicas é que acaba-se adicionando mais símbolos para efetuar o cálculo, mas nada disso impede que eles não possam ser aplicados.
Por enquanto é só, espero que gostem. Até mais!!!!
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