quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Importância do Ábaco na Aprendizagem - Métodos, Confecção, Jogos e Ensino.

JOGO ENVOLVENDO ÁBACO-ADIÇÃO (OU SUBTRAÇÃO)
ÁBACO FEITO DE MATERIAL REUTILIZÁVEL






Confecção do ábaco

Material necessário:

·         Isopor;
·         Tampas de refrigerante;
·         Palitos de churrasco.


Como fazer:

Recorte um pedaço de isopor com o formato retangular com as seguintes dimensões:

10 cm3 cm2 cm
11,5 cm (ou mais)

Faça um furo no centro da tampa.


Uso do ábaco (dicas iniciais)

·         O ábaco funciona da direita para a esquerda.

·         A haste (pino) da direita representa as unidades.

·         A próxima representa as dezenas e aproxima as centenas.

·         Para cada pino deve ser escolhida uma cor de tampinha.
·         A base é dez, ou seja, toda vez que chegarmos a dez tampinhas de uma cor(numa haste) substituímos por uma de outra cor na próxima haste. (Dez tampinhas nas unidades correspondem a uma tampinha nas dezenas, dez tampinhas nas dezenas correspondem a uma nas centenas, e assim por diante.) Alguns exemplos:

                              CENTENAS     DEZENAS        UNIDADES

                                    


                                    Centenas        Dezenas         Unidades




Representação: 3                                                 Valor posicional:3 unidades







Representação: 23                                Valor posicional: 2 dezenas e 3 unidades


MATERIAL NECESSÁRIO PARA O JOGO:

Um dado e um ábaco





COMO JOGAR: Cada jogador de posse de seu ábaco e dado combinam o número de rodadas que realizarão (por exemplo, cinco rodadas).

Em seguida, iniciam o jogo jogando o dado, verificando o resultado e colocando o respectivo número de peças no ábaco.

Após as cinco rodadas conferimos quem terá a maior representação no ábaco.



Dicas:

1.    Da mesma forma que utilizamos este jogo para a adição, podemos utilizá-lo para a subtração. Neste caso, colocamos no dado uma  certa representação inicial e vamos a cada rodada, retirando quantidades.2.

2.    Colocamos a seguir dois dados, podemos optar qual deles desejamos utilizar.
















Um comentário: