Olá!! Que tal aprendermos um pouco mais sobre as quatro operações?
VAMOS NESSA!
Existem
dois números que se comportam de maneira bastante especial com relação às
quatro operações elementares. Estamos nos referindo ao zero e ao um.
São
comuns estas opiniões sobre o zero:
Elas
fazem sentido quando pensamos o zero associado à subtração. De fato, somando
zero a um número ou subtraindo zero de um número obtemos sempre o próprio
número. Estes fatos podem ser representados assim:
p
+ 0 = p
p
- 0 = p
A letra p
representa qualquer número
Entretanto,
o papel do zero na multiplicação é bem diferente.
Veja:
5 x 0 = 0 + 0 + 0 + 0 + 0 = 0
0
x 3 = 3 x 0 = 0 + 0 + 0 = 0
De
um modo geral:
a
x 0 = 0 x a = 0
A letra a
representa qualquer número
O
zero como fator de uma multiplicação é "arrasador". Anula qualquer
produto.
Vejamos
agora o comportamento do zero na divisão. Lembremos que dividir a por b
significa encontrar c de modo que c x b = a (estamos nos referindo à
divisão exata).
Como
dividendo o zero não oferece dificuldades. Por exemplo: 0 : 7 = 0 pois 0 x 7 =
0.
Agora
vamos analizar um caso em que o zero é divisor. Por exemplo: dividir 2 por 0 é
encontrar um número que multiplicado por 0 dê 2. Em outros termos:
se
2 : 0 = q então q x 0 = 2
Sucede
que não existe um número que multiplicado por 0 dê 2, pois todo número
multiplicado por 0 dá 0. Logo, não existe o quociente da divisão de 2 por 0.
Tal divisão é impossível.
Há
ainda um caso a ser pensado: aquele em que o dividendo e o divisor são iguais a
zero. Dividir 0 por 0 é encontrar um número que multiplicado por zero dê zero.
Ora, todo número serve! Então haveria infinitos quocientes para a divisão de
zero por zero. Esta situação criaria embaraços. Para a matemática, não há
interesse algum em ter-se infinitos quocientes para uma só divisão. Por isso,
também não se permite a divisão de zero por zero.
Moral
da história: o zero nunca pode ser divisor!
Como
já vimos, na adição o zero é neutro. Com relação à multiplicação, quem
desempenha esse papel de neutralidade é o 1 uma vez que: a x 1 = 1 x a = a,
qualquer que seja o número a (ou melhor, o número representado pela
letra a).
Veja
então que este carácter de neutralidade ou não do zero e do um
não é absoluto. Ele é relativo à operação considerada.
Responda
as perguntas:
a) Quais são as operações que têm a propriedade associativa? b) Qual é o número que desempenha o papel de neutralidade na adição? . E na multiplicação? . c) Mostre por que o zero nunca pode ser divisor:
.
|
Outras
propriedades da divisão exata
Observe
a tabela e procure descobrir que regularidade ela contém.
dividendo
|
divisor
|
quociente
|
6
|
2
|
3
|
12
|
4
|
3
|
18
|
6
|
3
|
24
|
8
|
3
|
30
|
10
|
3
|
36
|
12
|
3
|
42
|
14
|
3
|
48
|
16
|
3
|
A
primeira linha correspondente à divisão exata 6 : 2 = 3. Da primeira para
segunda linha, o dividendo e o divisor foram ambos multiplicados por 2; o
quociente permaneceu inalterado. Da primeira para a terceira linha, o dividendo
e o divisor foram multiplicados por 3; o quociente é o mesmo. E assim por
diante; cada divisão foi gerada a partir da primeira, multiplicando-se o
dividendo e o divisor por um mesmo número. O quociente não muda.
Generalizando,
podemos representar esta propriedade assim:
se a : b = c, então (ma) : (mb) = c
Pelo
que vimos as letras b e m não podem representar o
número zero.
Agora
observe esta outra tabela. Que regularidade ela contém?
dividendo
|
divisor
|
quociente
|
6
|
2
|
3
|
12
|
2
|
6
|
18
|
2
|
9
|
24
|
2
|
12
|
30
|
2
|
15
|
36
|
2
|
18
|
42
|
2
|
21
|
48
|
2
|
24
|
Note
que o divisor é constante. Da primeira divisão para as seguintes, o dividendo
foi multiplicado por 2, 3, 4, etc. Observe que o quociente correspondente
também ficou multiplicado por 2, 3, 4, etc.
Vamos
generalizar esta conclusão:
se a : b = c, então (ma) : b = (mc)
A
letra b não pode representar o número zero.
Preencha
os espaços em branco de acordo com o desenho:
A
= , B = ,
C = , D = ,
E = , F = ,
G = , H = ,
I =
|
O
algoritmo tradicional da divisão
Você
já conhece este algoritmo:
Trata-se
de uma técnica para dividir que é, sem dúvida, bastante eficiente. Vamos
discutir a compreensão da mesma.
· Por que dividimos 7 por 6?
· Por que abaixamos o 9 e não o 98?
· Por que dizemos: 3 vezes 6 é 18, para 19
falta 1?
Par
facilitar a compreensão do algoritmo usaremos materiais didáticos. São
adequados o ábaco (apresentado no módulo 1) e o material dourado (módulo 2).
Vamos
representar o número 798 com o material dourado:
Para
dividir 798 por 6 vamos distribuir igualmente 798 em 6 grupos:
Começaremos
distribuindo as centenas.
Distribuímos
as dezenas.
Desagrupamos
a dezena restante transformando-a em 10 unidades. Agora temos 18 unidades.
Finalmente
distribuímos as unidades.
Em
cada um dos 6 grupos temos 133 unidades. Esta divisão é exata, isto é, seu
resto é zero.
A
compreensão deste algoritmo da divisão depende da compreensão do nosso sistema
de numeração, do domínio da subtração e de uma certa experiência com
estimativas e cálculo mental.
No
trabalho de sala de aula constatamos que a compreensão e o domínio desta
técnica por parte dos alunos não é um processo simples.
Complete
os quadradinhos do algaritmo da divisão, representado abaixo, com os
algarismos corretos:
A
= , B = ,
C = , D = ,
E =
|
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