quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como intervir com a criança diante as atividades? - Etapa 2 (ATPS)


Como surgiu o Número?

Alfredo trabalha em uma livraria e está contando os livros infantis do estoque. Veja as quantidades que ele já anotou:
Escreva no cadernos quantidades desses livros usando símbolos romanos e coloque-os em ordem crescente.
Estoque de Livros Infantis
Livro
Quantidade
O pequeno polegar
303
Os músicos de Bremen
460
A bela adormecida
45
A gansa dos ovos de ouro
65
A raposa e as uvas verdes
110
Sitio do pica pau amarelo
92

Resposta:

Estoque de Livros Infantis
Livro
Quantidade
O pequeno polegar
CCCIII
Os músicos de Bremen
CDLX
A bela adormecida
XLV
A gansa dos ovos de ouro
LXV
A raposa e as uvas verdes
CX
Sitio do pica pau amarelo
XCII

Ordem Crescente: XLV, LXV, XCII, CX, CCCIII, CDLX.

Intervenções

  Como a criança chegou a esse resultado?
R: A criança chegou a esse resultado, pois anteriormente foi apresentado a tabela dos algarismos romanos, conforme a seguir:

I
V
X
L
C
D
M
1
5
10
50
100
500
1000

Como seria o número CCCIII, se tirássemos um C?
R: Seria 203. Porque 203 em algarismo romano é CCIII


Multiplicação

     Observe a cena:
1ª Situação: Os alunos estão brincando no recreio:
 


A)   Quantos são os alunos que aparecem na cena do recreio?
R: 30 alunos

Intervenção:

B)   Como você fez para calcular?
R: Resposta pessoal do aluno, exemplo: Foi contado um por um na imagem.

2ª Situação: O recreio terminou e os alunos formam filas para entrar:


  
A)   Quantas filas os alunos formaram?
R: 6 filas

B)   Quantos alunos há em cada fila?
R: 5 alunos 

C)   Quantos alunos há no total?
R: 30 alunos

Intervenção:

D)   Como você fez para calcular?

R: 6 fileiras x 5 alunos em cada fileira = 30 alunos no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário