Como surgiu o Número?
Alfredo trabalha em uma
livraria e está contando os livros infantis do estoque. Veja as quantidades que
ele já anotou:
Escreva no cadernos
quantidades desses livros usando símbolos romanos e coloque-os em ordem
crescente.
Estoque
de Livros Infantis
|
|
Livro
|
Quantidade
|
O
pequeno polegar
|
303
|
Os
músicos de Bremen
|
460
|
A
bela adormecida
|
45
|
A
gansa dos ovos de ouro
|
65
|
A
raposa e as uvas verdes
|
110
|
Sitio
do pica pau amarelo
|
92
|
Resposta:
Estoque
de Livros Infantis
|
|
Livro
|
Quantidade
|
O pequeno
polegar
|
CCCIII
|
Os
músicos de Bremen
|
CDLX
|
A
bela adormecida
|
XLV
|
A
gansa dos ovos de ouro
|
LXV
|
A
raposa e as uvas verdes
|
CX
|
Sitio
do pica pau amarelo
|
XCII
|
Ordem Crescente: XLV, LXV,
XCII, CX, CCCIII, CDLX.
Intervenções
Como a criança chegou a esse resultado?
Como a criança chegou a esse resultado?
R: A
criança chegou a esse resultado, pois anteriormente foi apresentado a tabela
dos algarismos romanos, conforme a seguir:
I
|
V
|
X
|
L
|
C
|
D
|
M
|
1
|
5
|
10
|
50
|
100
|
500
|
1000
|
Como seria o número CCCIII, se tirássemos um C?
R:
Seria 203. Porque 203 em algarismo romano é CCIII
Multiplicação
Observe
a cena:
1ª
Situação: Os alunos estão brincando no recreio:
A) Quantos
são os alunos que aparecem na cena do recreio?
R: 30 alunos
Intervenção:
B) Como
você fez para calcular?
R: Resposta pessoal do aluno, exemplo: Foi
contado um por um na imagem.
2ª Situação: O recreio terminou e os alunos
formam filas para entrar:
A) Quantas
filas os alunos formaram?
R: 6 filas
B) Quantos
alunos há em cada fila?
R: 5 alunos
C) Quantos
alunos há no total?
R: 30 alunos
Intervenção:
D) Como
você fez para calcular?
R: 6 fileiras x 5 alunos em cada fileira = 30 alunos no
total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário