Olá pessoal!!!!
Como todos sabem, a adição está presente em nosso cotidiano de forma muito acentuada e vai desde quando você vai somar o preço dos produtos que você vai levar num supermercado para ver se o dinheiro que você levou é suficiente até quando você vai fazer uma receita de bolo e você tem que saber a medida certa para ele não desandar.
Com relação ao ensino, é muito comum as pessoas alegarem que é preciso ensinar os números antes das operações, o que no caso da adição esse conceito é em partes verdadeiros pois na sequência numérica está presente a ideia de "somar um". Veja o exemplo:
1, 1+1=2, 1+2=3, 1+3=4, 1+4=5, ...
Isso ocorre pois o número já traz embutido o conceito de adição, como por exemplo o número 25. O número vinte e cinco é a soma de vinte mais cinco:
20+5= 25
A adição está associada às ideia de juntar,
reunir, acrescentar e estas ideias intuitivas, que adquirimos na vida e levamos
para a escola, constituem o ponto de partida para o aprendizado da adição que,
como vimos, está presente na própria noção de número e na construção do sistema
de numeração decimal. Portanto não é verdade que primeiro deve-se aprender os
números para, depois, aprender a adicionar.
Para
o aprofundamento progressivo do estudo da adição e das demais operações, é
necessário compreender bem as regras básicas do sistema de numeração decimal.
Sem essa compreensão, é bem mais difícil entender, por exemplo, como funcionam
os processos de cálculo que usamos habitualmente.
A seguir, veremos a técnica do "vai um" no cálculo da adição e o trabalho com cálculo mental.
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